Monthly Archives: dezembro 2017

  • 0

Lançado o Edital “Blocos Pré-Carnaval”

Edital - Card - Verão Sobraledit

 

[EDITAL]

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer –Secjel e do Instituto Escola De Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA Sobral, publica o Edital Blocos Pré-Carnaval, com o objetivo de credenciar projetos, visando o apoio aos blocos de rua do Verão Sobral – Férias e Pré-carnaval 2018.

Os interessados deverão apresentar os documentos exigidos neste edital entre os dias 3 a 12 de janeiro de 2018, junto a Diretoria de Ação Cultural e Cidadania do Instituto ECOA localizado na sede do Instituto ECOA – situada na travessa Adriano Dias, 135, Centro, no horário de funcionamento do instituto – 8h às 12h e 14 à às 17h.

Serão incentivados por este Edital 15 (quinze) projetos de blocos de rua, sendo: 10 (dez) blocos fixos e 05 (cinco) blocos itinerantes. Os blocos fixos serão apoiados com o valor bruto de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e os blocos itinerantes serão apoiados com o valor bruto de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).

CRONOGRAMA:

● Período de Inscrições: 3 a 12 de janeiro de 2018

● Resultado Parcial: 15 de janeiro de 2018

● Resultado Final: 18 de janeiro de 2018

● Assinatura do Contrato: 24 de janeiro de 2018

 

Leia o Edital completohttp://bit.ly/2lkBqLE 

Confira a Ficha de Inscriçãohttp://bit.ly/2C8Rgnd

Confira a Carta Coletiva de Anuênciahttp://bit.ly/2zMELra

 


  • 0

PROGRAMAÇÃO VERÃO SOBRAL – FÉRIAS E PRÉ-CARNAVAL

Capa site - Verão

 

[VERÃO SOBRAL]

A programação cultural de janeiro é especial e oferece muitas atrações para todos os públicos. O carnaval, uma das festas populares mais antigas e mais esperada por todos nós, já se aproxima. Cordões, ranchos e as escolas de samba. Os Afoxés, frevos e maracatus fazem parte da tradição cultural carnavalesca. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil. Em Sobral, 2018 começa com esse convite: é tempo de sentir o calor e o movimento das ruas, vem ferver com a gente! Esse mês chega com a programação Verão Sobral – Férias e Pré-Carnaval colorindo e animando toda a cidade. A cultura vai tomar conta de Sobral com mais de quarenta atrações ocupando diversos espaços da cidade. VAI FERVER!

Abertura Verão Sobral

A abertura de verão já é um ponto alto da programação e acontece dia 12 de janeiro, no Boulevard do Arco, com a super banda que foi responsável pela “abertura de portas” para o rock brasileiro dos anos 90, sendo uma das mais influentes bandas brasileiras de todos os temposNação Zumbi (Pernambuco), que nasceu com o movimento mangue beat e se tornou referência no rock nacional. Quem abre o palco da noite é a prata da casa, banda Procurando Kalu, que tem entre suas influências principais, a sonoridade do indie rock/alternativo britânico e o experimentalismo da música brasileira da década de 70 (Como a Psicodelia nordestina; Tropicalismo), balançando o público com seu rock tropical indie. A programação conta ainda com apresentação do Dj Alan Moraes (Fortaleza).

Na sequência os programas de ocupação cultural tomam conta da cidade em diversos espaços. Serão 3 edições do “Praça Viva”,  nos dias 13, 20 e 27 de Janeiro (sábado), nos bairros Parque Silvana, Distrito do Bonfim e Distrito do Patriarca, respectivamente, levando Feira de Artesanatos, Gastronomia, Produtos e Serviços Criativos, Arena de Esportes, Arena Infantil, atrações e Shows musicais; Especificamente para a criançada, acontecem 3 “Domingo das Crianças – Itinerantes”, nos dias 14, 21 e 28 de Janeiro (domingo) com shows, atrações infantis e bailinhos de carnaval animando as turminhas;  

E quem gosta de dança e teatro, não fica em casa nessas férias. O Theatro São João recebe o “Teatro da Terça”, com os espetáculos, dias 16, – “O Auto do Rei Leal” – Coletivo Rei Leal e 30 de Janeiro – “Devorando Heróis: A Tragédia segundo os Pícaros” – Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis. E o “Quinta que Dança”, dia 25 de janeiro, apresenta “Quem tem Medo de Travesti”, com o coletivo artístico As Travestidas. Opções imperdíveis, espetáculos selecionados pelo Edital Temporada de Artes #OCUPASOBRAL estão aí para preencher suas férias; Para os amantes da música boa o “Alvorada Musical” e o “Pôr do Sol Musical” acompanham a programação de férias e pré-carnaval levando o melhor da música instrumental com samba, chorinho e muito mais.

Circuladô

Nesse verão vamos ter dias 11 e 12 de janeiro o lançamento do Programa de Conexões “Circuladô”um programa experimental de circulação e agenciamento de grupos artísticos de Sobral, esquentando suas turbinas. O objetivo do projeto é  ofertar encontros, masterclass, rodadas de negócios, oficinas e conexões sobre o mercado da música e suas variadas vertentes. O programa é destinado a músicos, gestores, empreendedores, artistas, videomakers, jornalistas, designers, e demais interessados.   

A abertura do “Circuladô” acontece com duas mesas que trazem nomes no cenário dos Festivais nacionais de música. As mesas acontecem na Casa da Cultura a partir das 15h com a presença de produtores nacionais, diretores e programadores de festivais do circuito nacional de música. As mesas tem como temas: “Projetos e Políticas para a Música”, e “Cenários Locais e Regionais no Campo da Música”. O dia se encerra com o –  “Largo Musical” – Shows Cases no Largo das Dores, a partir das 20h, com Bandas e grupos musicais locais em processo de criação e formação artística. E para fechar a noite com muita animação, às  21h – Juruviara e a participação de Daniel Medina.

No dia 12 a programação acontece na sala multiuso Ecoa (Travessa Adriano Dias, 135) com os master class Carreira e Produção Musical 1  – “Planejamento e Design Estratégico para Projetos de Música”, com Iuri Freiberger (Mestre em design estratégico e produtor musical) e Carreira e Produção Musical 2–  “Distribuição Musical para Artistas Independentes” com Maurício Bussab (Diretor da Tratore). Em seguida acontece o FeedBack (Rodada de dicas, idéias e orientações sobre produção artística e musical).

Rec-Beat Sobral

Outra grande novidade é o Festival Rec-Beat, diretamente de Recife-Pe para o Ceará, com uma versão Rec-beat Dragão e a versão Rec-Beat Sobral. Em sua 22ª edição, o Rec-Beat reafirma sua personalidade, celebrando a diversidade musical através de diferentes linguagens, experimentações e inovações estéticas, apresentando o que há de mais instigante nas diversas cenas musicais do Brasil, para que o público viva uma verdadeira aventura sonora. O Rec-beat Sobral acontece dia 19 de Janeiro (sexta-feira) na Praça São João com super programação que traz: DJ Catiguria (CE),  Larissa Luz (BA), Colorida (Sobral), Lucas Estrela (PA), Mitú (Colômbia) e Karina Buhr (PE) .

Pré- Carnaval

E para quem já espera o clima carnavalesco, a programação oferece o pré-carnaval, com bailes, dias 13 no Beco da Câmara Municipal (Praça Dom Jerônimo – Centro), dia 20 no Beco do Cotovelo e dia 27 na R. Cel. Mont’alverne – Centro.

Pré-carnaval, dias 14, 21 e 28 de Janeiro (domingo), passa pelo Circuito Ecoa\Margem Esquerda\Praça da Câmara Municipal\Igreja da Sé e Largo das Dores. As atividades iniciam com bailes de concentração, o lançamento do bloco Matracas do Acaraú, com a participação de músicos, instrumentistas, artistas de circo e teatro de Sobral e que conta histórias de personagens que povoam o imaginário da cidade como: Luzia Homem, Diabo do sereno, Chica Fulepão, Cazuza, e João de “Apole”.

E a programação continua com DJ’s, atividades infantis (pintura em rosto e circo), cortejo de blocos (Sentido Largo das Dores), fanfarra, apresentação de teatro, circo e apresentações de blocos convidados. A culminância do pré-carnaval acontece com o desfile do Bloco dos Sujos, comemorando 70 anos na cidade, dia 3 de fevereiro, fazendo o percurso Coluna da Hora\Praça São João\Arco, finalizando com as bandas: Renê DjangoTransacionais e participação de Otto (PE).

Neste clima de carnaval, será lançado o Edital Blocos de Pré-carnaval, com o objetivo de selecionar 15 blocos, sendo 5 fixos e 10 itinerantes, que vão compor a programação de rua do Verão Sobral -Férias e Pré-Carnaval 2018. Os interessados deverão se inscrever entre os dias 28 de dezembro de 2017 a 12 de janeiro de 2018. Fique ligado nas redes sociais do ECOA.

Cinema

Uma boa notícia para os amantes do cinema! A Casa da Cultura reabre o Cine Falb Rangel com o projeto “Cinema na Casa”, que este mês acontece dias 10, 17, 24 e 31 de Janeiro (quarta-feira) com exibição de filmes para todas as idades. Além disso a Casa recebe a “Mostra de Filmes Indígenas Contemporâneos”, selecionada pelo Edital Temporada de Artes #OCUPASOBRAL. A Mostra acontece dias 16, 17 e 18  de Janeiro (terça, quarta e quinta-feira), sempre às 19h.

Mas o cinema não fica só na Casa da Cultura, vai aos bairros com o “Circuito de Cinema”, dias 13, 20 e 27 de Janeiro (sábado), nos bairros: Residencial Jatobá, Terrenos Novos/Vila União e Parque Santo Antônio, respectivamente. O Circuito oferece o Cine Riso – Mostra de curtas infantis, às 18h e às 19h, exibição de filmes para todas as idades.

Circuito Patrimônio

E a nossa memória é sempre contemplada com os programas do “Circuito de Patrimônio”. Esse mês teremos duas edições do “Percursos Culturais”, dias 11 e 18 de Janeiro (quinta-feira), com visita mediada no circuito Pinacoteca de Sobral, Museu Madi e Casa do Capitão Mor. Duas edições do “Tenda Madi”, que acontece na Margem Esquerda, oferecendo visitas mediadas, práticas e brincadeiras educativas, dias 18 e 19. E ainda uma edição especial do Tenda Madi: O “Tenda MADI Educativo”, dias 15, 22 e 29 de janeiro, com o Programa de Formação de Monitores –  Oficina Leitura de Imagem, Abordagem Triangular e os desafios da Mediação em Exposições de Arte, com o facilitador Ed Ferreira (Sobral). E, no finalzinho do mês, uma edição do Programa “Diálogos com Arte”, dia 25, na Pinacoteca de Sobral, com o tema “A relação entre Arte e Sociedade: produção e fruição de estéticas”.

Formação

As atividades formativas continuadas e livres serão retomadas no dia 8 de janeiro.

E como fomentamos a cultura em todos os âmbitos, oferecemos um leque de opções de formação cultural com oficinas e projetos que acontecem este mês.

/ CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://bit.ly/2pTi3xU

// LINKS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK (@ecoasobralce): https://www.facebook.com/ecoasobralce/

INSTAGRAM (@ecoasobral): https://www.instagram.com/ecoasobral/

TWITTER (@sobralecoa): https://twitter.com/SobralEcoa

SERVIÇO

Programação Verão Sobral

Quando: de 10 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018

Em vários espaços da cidade

Programação Gratuita

Programação sujeita a alterações 

 

Verão Sobraledit

 

 


  • 0

RESULTADO FINAL – EDITAL AÇÃO JOVEM

resultado_finaledit2

 

[AÇÃO JOVEM]

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer – SECJEL e do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA divulga, neste sábado, 22/12,  o resultado final do Edital Ação Jovem, após período de recurso. Confira em http://bit.ly/2zg0bwW o RESULTADO FINAL.

Aos projetos não selecionados, o Instituto ECOA e a Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer através da Coordenadoria de Juventude comunicam que em breve haverão novas edições do edital Ação Jovem, assim também outros Editais de incentivo e fortalecimento para projetos propostos pela juventude. Reiteramos que, o Instituto e a Secretaria se encontram a disposição para dialogar sobre qualquer dúvida.

Agradecemos a participação de todos!

 

resultado_finaledit (2)

 

 


  • 0

RESULTADO PRELIMINAR – EDITAL “AÇÃO JOVEM”

resultado_finaledit2

 

[AÇÃO JOVEM]

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer – SECJEL e do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA divulga, nesta terça-feira, 19/12, o RESULTADO PRELIMINAR do Edital “Ação Jovem”. CONFIRA AQUI o RESULTADO. Os proponentes dos projetos aprovados deverão aguardar o contato da Diretoria de Criação e Formação do Instituto ECOA.

Aos projetos não selecionados será concedido o prazo de 48 horas (2 dias) para entrega de carta de recurso, sendo vedado qualquer questionamento de cunho meritório. Os recursos serão admitidos até às 23:59h do dia 21 de dezembro (quinta-feira), podendo estes ser entregues no Instituto ECOA em horário comercial na sala da Diretoria de Criação e Formação (Travessa Adriano Dias, 135, Centro – Sobral) ou via e-mail (formacaoecoa@gmail.com).

Compuseram a Banca Avaliadora deste processo os profissionais: Kaliny Lima (Pró-Reitora de Planejamento da UVA – Universidade Estadual do Vale do Acaraú), Gilmário Rebouças (Professor do Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão – FLF), Victor Ponte (Coordenador de Políticas Públicas de Juventude do Município de Sobral/CE) e Helena Barbosa (Diretora de Criação e Formação do Instituto ECOA – Sobral/CE).

Agradecemos a participação de todos! 

 

resultado_finaledit


  • 0

DEVOLUTIVA INTERAÇÕES CULTURAIS

Capa de Evento Facebook - Devolutiva-edit

 

[INTERAÇÕES CULTURAIS]

O Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA tem a honra e alegria em convidá-lo a participar da entrega do Relatório Final do Ciclo do Interações Culturais.

O Interações Culturais teve como propósito identificar e articular os(as) agentes e os grupos culturais para se debruçar sobre uma reflexão específica no âmbito do fazer cultural, de cada linguagem artística sobralense, com o objetivo de sistematizar um diagnóstico, identificar as fragilidades e potencialidades, além de aprofundar as diversas dimensões necessárias para a formulação das políticas públicas estruturantes de cultura, arte e cidadania. Nesta ocasião também acontecerá a apresentação do Plano de Ação do Instituto ECOA.

Essa apresentação mostra o resultado de um processo de elaboração coletiva dos principais conceitos para posicionar a cidade de Sobral no fluxo Cultural do Estado, como também um movimento de democratização das políticas públicas culturais e fomento da cultura e da arte em Sobral, promovendo diálogos entre a Secretaria de Cultura e Instituto Ecoa com os representantes de todas as linguagens culturais como teatro, dança, cultura popular, artes visuais, audiovisual e música.

Encontro acontecerá dia 18 de dezembro, às 19h, na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 929, Centro).

Confirme presença: https://goo.gl/Nmzsji

 

Card Devolutivaedit


  • 0

INSCRIÇÕES – Módulo “Criação de Cartazes Artísticos: técnica Lambe Lambe”

photo5008533072819365835edit

 

[ESCOLA DE ARTES]

O Instituto ECOA, através da Escola de Artes de Sobral oferece o módulo de formação “Criação de Cartazes Artísticos: técnica Lambe Lambe” do Programa Artes Visuais. O módulo é uma ação de formação para agentes das artes visuais e demais agentes culturais interessados, com foco em mulheres.

A atividade facilitada por Bruna Beserra, destina-se a apresentar a produção de cartazes na História da Arte, comum no início do século XX, combinado com a arte urbana do Lambe lambe na contemporaneidade. O Lambe lambe utiliza-se da técnica dos cartazes publicitários para divulgar idéias individuais ou coletivas de propósitos artístico, político ou poético, utilizando qualquer espaço urbano, essa ação faz da cidade uma galeria ao ar livre. Se inscreva! #Gratuito

INSCRIÇÕES – https://goo.gl/9jjf2D

SERVIÇO

“Criação de Cartazes Artísticos: técnica Lambe-Lambe”

Facilitação: Bruna Beserra de Alencar Santos

Carga horária: 6h/aula

Data: 20 e 21 de Dezembro

Horário: 16h às 19h

Local: Ateliê Instituto ECOA (Rua Travessa Adriano Dias, 135 – Centro)

Ocupação: 25 vagas


  • 0

INSCRIÇÕES ABERTAS – Módulo “Laboratório de Escrita Criativa para Mulheres (Cis e Trans)”

card Laboratório de Escritaedit

 

[ESCOLA DE ARTES]

O Instituto ECOA, através da Escola de Artes lança o Módulo “Laboratório de Escrita Criativa para Mulheres (Cis e Trans)” com Nina Rizzi (SP). O objetivo da atividade é desenvolver análises sobre o desenvolvimento das relações sociais, culturais e econômicas e as consequências na vida cotidiana dessas mulheres. A partir de suas realidades e desejos, o laboratório se propõe a leitura, experimentação e escrita de narrativas e poemas, feita por mulheres muitas vezes excluídas e marginalizadas do processo de criação e que não tem espaço na história oficial e na literatura.

O Laboratório acontece nos dias 18 e 19 de dezembro (segunda e terça-feira), na Sala Multiuso do ECOA, das 18h às 21h. As inscrições são gratuitas já podem ser feitas online pelo link – https://goo.gl/4H3HKG e presencialmente na Diretoria de Criação de Formação, localizada no ECOA (Travessa Adriano Dias, 135, Centro).

SERVIÇO

“Laboratório de Escrita Criativa para Mulheres (Cis e Trans)”

Facilitação: Nina Rizzi

Carga horária: 6h/aula

Data: 18 e 19 de Dezembro

Horário: 18h às 21h

Local: Sala Multiuso, Instituto ECOA (Rua Travessa Adriano Dias, 135 – Centro)

Ocupação: 25 vagas


  • 0

Prorrogação do Prazo de Entrega dos Projetos do Edital Ação jovem.

 

Card_modelo - Ação Jovem

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer – SECJEL e Instituto ECOA, comunica a Prorrogação do prazo de entrega dos Projetos do Edital Ação jovem.

Os projetos poderão ser entregues até o dia 11 de dezembro. A entrega dos projetos poderá ser presencial, na sede do Instituto Ecoa – sala da Diretoria de criação e formação artística ou através do e-mail formacaoecoa@gmail.com

O EDITAL AÇÃO JOVEM irá selecionar 12 (doze) projetos de jovens (entre 15 e 29 anos) nos territórios das Estações da Juventude. O Programa visa estimular o protagonismo juvenil e promover a cidadania e autonomia dos jovens através da experimentação de novas possibilidades e novos olhares sobre sua vida e sobre a cidade. Os projetos selecionados irão compor a programação da Temporada de Arte, Cultura e Cidadania #OCUPASOBRAL.


  • 0

INSCRIÇÕES – Oficina “Literatura Marginal e Falada (Spoken Word)”

Literatura - Card Escola de Artes - Dezedit
 
 
[ESCOLA DE ARTES]
Para integrar a programação de formação do mês de dezembro, lançamos as inscrições para a Oficina “Literatura Marginal e Falada (Spoken Word)” com os poetas de rua Diego Clementino e Fran Nascimento. O curso objetiva criar possibilidades de se sentir, compreender diferentes formas de se construir uma performance poética. A poesia falada (Spoken Word) é pensada e proposta como caminho para construção de elos poéticos e de crítica social dentro (e fora) das periferias. A ação formativa acontece nos dias 8 e 9 /12, na Sala Multiuso do ECOA. O melhor é que a atividade é inteiramente gratuita! 
 
SERVIÇO
Oficina “Literatura Marginal e Falada (Spoken Word)”
Facilitação: Diego Clementino e Fran Nascimento
Data: 08 e 09 de Dezembro
Horário: 08 (14h às 18h) 09 (08h às 12h)
Local: Sala Multiuso, Instituto ECOA (Rua Travessa Adriano Dias, 135 – Centro)
Ocupação: 20 vagas
 

Rádio ECOA Sobral LOGO RÁDIO ECOA

Ultimas Imagens

Calendário de Notícias

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov.   jan. »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Busca