Daily Archives: 28 de dezembro de 2017

  • 0

PROGRAMAÇÃO VERÃO SOBRAL – FÉRIAS E PRÉ-CARNAVAL

Capa site - Verão

 

[VERÃO SOBRAL]

A programação cultural de janeiro é especial e oferece muitas atrações para todos os públicos. O carnaval, uma das festas populares mais antigas e mais esperada por todos nós, já se aproxima. Cordões, ranchos e as escolas de samba. Os Afoxés, frevos e maracatus fazem parte da tradição cultural carnavalesca. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil. Em Sobral, 2018 começa com esse convite: é tempo de sentir o calor e o movimento das ruas, vem ferver com a gente! Esse mês chega com a programação Verão Sobral – Férias e Pré-Carnaval colorindo e animando toda a cidade. A cultura vai tomar conta de Sobral com mais de quarenta atrações ocupando diversos espaços da cidade. VAI FERVER!

Abertura Verão Sobral

A abertura de verão já é um ponto alto da programação e acontece dia 12 de janeiro, no Boulevard do Arco, com a super banda que foi responsável pela “abertura de portas” para o rock brasileiro dos anos 90, sendo uma das mais influentes bandas brasileiras de todos os temposNação Zumbi (Pernambuco), que nasceu com o movimento mangue beat e se tornou referência no rock nacional. Quem abre o palco da noite é a prata da casa, banda Procurando Kalu, que tem entre suas influências principais, a sonoridade do indie rock/alternativo britânico e o experimentalismo da música brasileira da década de 70 (Como a Psicodelia nordestina; Tropicalismo), balançando o público com seu rock tropical indie. A programação conta ainda com apresentação do Dj Alan Moraes (Fortaleza).

Na sequência os programas de ocupação cultural tomam conta da cidade em diversos espaços. Serão 3 edições do “Praça Viva”,  nos dias 13, 20 e 27 de Janeiro (sábado), nos bairros Parque Silvana, Distrito do Bonfim e Distrito do Patriarca, respectivamente, levando Feira de Artesanatos, Gastronomia, Produtos e Serviços Criativos, Arena de Esportes, Arena Infantil, atrações e Shows musicais; Especificamente para a criançada, acontecem 3 “Domingo das Crianças – Itinerantes”, nos dias 14, 21 e 28 de Janeiro (domingo) com shows, atrações infantis e bailinhos de carnaval animando as turminhas;  

E quem gosta de dança e teatro, não fica em casa nessas férias. O Theatro São João recebe o “Teatro da Terça”, com os espetáculos, dias 16, – “O Auto do Rei Leal” – Coletivo Rei Leal e 30 de Janeiro – “Devorando Heróis: A Tragédia segundo os Pícaros” – Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis. E o “Quinta que Dança”, dia 25 de janeiro, apresenta “Quem tem Medo de Travesti”, com o coletivo artístico As Travestidas. Opções imperdíveis, espetáculos selecionados pelo Edital Temporada de Artes #OCUPASOBRAL estão aí para preencher suas férias; Para os amantes da música boa o “Alvorada Musical” e o “Pôr do Sol Musical” acompanham a programação de férias e pré-carnaval levando o melhor da música instrumental com samba, chorinho e muito mais.

Circuladô

Nesse verão vamos ter dias 11 e 12 de janeiro o lançamento do Programa de Conexões “Circuladô”um programa experimental de circulação e agenciamento de grupos artísticos de Sobral, esquentando suas turbinas. O objetivo do projeto é  ofertar encontros, masterclass, rodadas de negócios, oficinas e conexões sobre o mercado da música e suas variadas vertentes. O programa é destinado a músicos, gestores, empreendedores, artistas, videomakers, jornalistas, designers, e demais interessados.   

A abertura do “Circuladô” acontece com duas mesas que trazem nomes no cenário dos Festivais nacionais de música. As mesas acontecem na Casa da Cultura a partir das 15h com a presença de produtores nacionais, diretores e programadores de festivais do circuito nacional de música. As mesas tem como temas: “Projetos e Políticas para a Música”, e “Cenários Locais e Regionais no Campo da Música”. O dia se encerra com o –  “Largo Musical” – Shows Cases no Largo das Dores, a partir das 20h, com Bandas e grupos musicais locais em processo de criação e formação artística. E para fechar a noite com muita animação, às  21h – Juruviara e a participação de Daniel Medina.

No dia 12 a programação acontece na sala multiuso Ecoa (Travessa Adriano Dias, 135) com os master class Carreira e Produção Musical 1  – “Planejamento e Design Estratégico para Projetos de Música”, com Iuri Freiberger (Mestre em design estratégico e produtor musical) e Carreira e Produção Musical 2–  “Distribuição Musical para Artistas Independentes” com Maurício Bussab (Diretor da Tratore). Em seguida acontece o FeedBack (Rodada de dicas, idéias e orientações sobre produção artística e musical).

Rec-Beat Sobral

Outra grande novidade é o Festival Rec-Beat, diretamente de Recife-Pe para o Ceará, com uma versão Rec-beat Dragão e a versão Rec-Beat Sobral. Em sua 22ª edição, o Rec-Beat reafirma sua personalidade, celebrando a diversidade musical através de diferentes linguagens, experimentações e inovações estéticas, apresentando o que há de mais instigante nas diversas cenas musicais do Brasil, para que o público viva uma verdadeira aventura sonora. O Rec-beat Sobral acontece dia 19 de Janeiro (sexta-feira) na Praça São João com super programação que traz: DJ Catiguria (CE),  Larissa Luz (BA), Colorida (Sobral), Lucas Estrela (PA), Mitú (Colômbia) e Karina Buhr (PE) .

Pré- Carnaval

E para quem já espera o clima carnavalesco, a programação oferece o pré-carnaval, com bailes, dias 13 no Beco da Câmara Municipal (Praça Dom Jerônimo – Centro), dia 20 no Beco do Cotovelo e dia 27 na R. Cel. Mont’alverne – Centro.

Pré-carnaval, dias 14, 21 e 28 de Janeiro (domingo), passa pelo Circuito Ecoa\Margem Esquerda\Praça da Câmara Municipal\Igreja da Sé e Largo das Dores. As atividades iniciam com bailes de concentração, o lançamento do bloco Matracas do Acaraú, com a participação de músicos, instrumentistas, artistas de circo e teatro de Sobral e que conta histórias de personagens que povoam o imaginário da cidade como: Luzia Homem, Diabo do sereno, Chica Fulepão, Cazuza, e João de “Apole”.

E a programação continua com DJ’s, atividades infantis (pintura em rosto e circo), cortejo de blocos (Sentido Largo das Dores), fanfarra, apresentação de teatro, circo e apresentações de blocos convidados. A culminância do pré-carnaval acontece com o desfile do Bloco dos Sujos, comemorando 70 anos na cidade, dia 3 de fevereiro, fazendo o percurso Coluna da Hora\Praça São João\Arco, finalizando com as bandas: Renê DjangoTransacionais e participação de Otto (PE).

Neste clima de carnaval, será lançado o Edital Blocos de Pré-carnaval, com o objetivo de selecionar 15 blocos, sendo 5 fixos e 10 itinerantes, que vão compor a programação de rua do Verão Sobral -Férias e Pré-Carnaval 2018. Os interessados deverão se inscrever entre os dias 28 de dezembro de 2017 a 12 de janeiro de 2018. Fique ligado nas redes sociais do ECOA.

Cinema

Uma boa notícia para os amantes do cinema! A Casa da Cultura reabre o Cine Falb Rangel com o projeto “Cinema na Casa”, que este mês acontece dias 10, 17, 24 e 31 de Janeiro (quarta-feira) com exibição de filmes para todas as idades. Além disso a Casa recebe a “Mostra de Filmes Indígenas Contemporâneos”, selecionada pelo Edital Temporada de Artes #OCUPASOBRAL. A Mostra acontece dias 16, 17 e 18  de Janeiro (terça, quarta e quinta-feira), sempre às 19h.

Mas o cinema não fica só na Casa da Cultura, vai aos bairros com o “Circuito de Cinema”, dias 13, 20 e 27 de Janeiro (sábado), nos bairros: Residencial Jatobá, Terrenos Novos/Vila União e Parque Santo Antônio, respectivamente. O Circuito oferece o Cine Riso – Mostra de curtas infantis, às 18h e às 19h, exibição de filmes para todas as idades.

Circuito Patrimônio

E a nossa memória é sempre contemplada com os programas do “Circuito de Patrimônio”. Esse mês teremos duas edições do “Percursos Culturais”, dias 11 e 18 de Janeiro (quinta-feira), com visita mediada no circuito Pinacoteca de Sobral, Museu Madi e Casa do Capitão Mor. Duas edições do “Tenda Madi”, que acontece na Margem Esquerda, oferecendo visitas mediadas, práticas e brincadeiras educativas, dias 18 e 19. E ainda uma edição especial do Tenda Madi: O “Tenda MADI Educativo”, dias 15, 22 e 29 de janeiro, com o Programa de Formação de Monitores –  Oficina Leitura de Imagem, Abordagem Triangular e os desafios da Mediação em Exposições de Arte, com o facilitador Ed Ferreira (Sobral). E, no finalzinho do mês, uma edição do Programa “Diálogos com Arte”, dia 25, na Pinacoteca de Sobral, com o tema “A relação entre Arte e Sociedade: produção e fruição de estéticas”.

Formação

As atividades formativas continuadas e livres serão retomadas no dia 8 de janeiro.

E como fomentamos a cultura em todos os âmbitos, oferecemos um leque de opções de formação cultural com oficinas e projetos que acontecem este mês.

/ CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://bit.ly/2pTi3xU

// LINKS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK (@ecoasobralce): https://www.facebook.com/ecoasobralce/

INSTAGRAM (@ecoasobral): https://www.instagram.com/ecoasobral/

TWITTER (@sobralecoa): https://twitter.com/SobralEcoa

SERVIÇO

Programação Verão Sobral

Quando: de 10 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018

Em vários espaços da cidade

Programação Gratuita

Programação sujeita a alterações 

 

Verão Sobraledit

 

 


Rádio ECOA Sobral LOGO RÁDIO ECOA

Ultimas Imagens

Calendário de Notícias

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov.   jan. »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Busca