Monthly Archives: março 2018

  • 0

SELECIONADOS – Itinerários Formativos (Artesanato)

[RESULTADO]

A Escola de Artes do Instituto ECOA Sobral divulga nesta quinta-feira (29), a lista dos selecionados para o Itinerário Formativo em Artesanato. Confira: 

1. Mayara Lopes Freitas

2. Bianca Waylla Ribeiro Dionisio

3. Antônia Liduina Nepomuceno Bastos

4. Maria Helena dos Santos Oliveira

5. Daniel Fernandes de Sousa

6. Yara Ferreira Veiga Adrião

7. Maritza Fabianne Cedro Silva

8. Tháina Nascimento Elmiro

9. Cecilia Maria Fonteneles Almada

10. Roberta Maria Honorato Silva

11. Emanuelle Cavalcante da Ponte

12. Neuma Maria Bernardino de Freitas Barreto

13. Ana Paula Gameleira

14. Ticiana Maria Sousa Lima

15. Lídia Kérvia da Silva Gomes

16. Thalisson Henrique Moura Freitas

17. Francisco das Chagas de Sousa Nascimento

18. Antonio Carlos Oliveira da Silva

19. Ana Lúcia Lima

20. Maria de Fátima Ponte Silva

21. Joana Dark da Silva

22. Raimunda Gomes Brito

23. Celina Marques da Silva

24. Marcília Maria Alves de Aguiar

25. Maria Valdenia da Silva Carneiro

26. Leiliane de Lima Luna

27. Selma Gomes Almeida de Freitas

28. Maria Francisca Sousa da Silva

A aula inaugural “História e Identidade – Percurso cultural na cidade” acontece no dia 2 de abril (segunda-feira), às 14h, com o professor e historiador, Dênis Melo (Sobral). O primeiro módulo “Design + Artesanato” facilitado por Celina Hissa (Fortaleza), acontece do dia 2 de abril ao dia 6, das 14h às 18h, no Ateliê da ECOA Sobral.

 

Artesanato selecionados - Card Escola de Artes - MARedit

 


  • 0

4 FEMININOS NO BRASIL

O mês já está quase acabando, e nesta última semana de março, a ECOA Sobral apresenta uma programação especial! Teremos o “4 Femininos no Brasil”, integrando a programação dos programas – Teatro da Terça e Quinta que Dança, com obras artísticas concebidas, dirigidas e interpretadas por mulheres, que são referência na Dança no país.

O FEMININO EMERGENTE: quatro movimentos de ser e estar na arte

texto exclusivo de Ângela Linhares

Fazer arte é estranhar o que parece óbvio e nunca foi. E vem como por uma estrela caída. Assim o feminino se diz na arte: anda por caminhos sinuosos, doces, mas veementes e inconclusos. Feito um animal faminto, o feminino caminha pela arte como seu lugar próprio de dizer-se. Por isso: é que ele é fecundo como a eterna novidade das coisas. E faz estranhar o que secular e repetidamente se impôs como domínio sobre a mulher. Ao mesmo tempo, além de desvelar opressões, quando diz do feminino, a arte antecipa futuros, trazendo os encantamentos do ser e estar com os outros no diverso.

Que a vida tem esse acorde múltiplo e vários que também é deslumbre. Ora, a arte pega no ar o vir-a-ser do feminino – e daí mostra também o que as coisas do mundo poderiam ser e (ainda) não são. Nessa pesca, já se está reinventando o que se tem como real hoje. Com isso, o futuro habita o instante. Pois é. Mágica? Arte. Os novos lugares da formosura; os achados e perdidos da arte popular; a estética do que se dera por esquecido e agora se veste no novo, pondo em suas dobras o que a vida oferta como sentido emergente… Nesse esconde-aparece do signo da arte, o dizer se torna exercícios de ver e estar no mundo.

Mas o surpresivo na arte, quando diz do feminino, fica com quem a recolhe e a desfruta. É que se nutre no generoso colo da criação do novo, mãe das águas velhas e novas que viajam na Terra; e das promessas de felicidade (promesse de bonheur, como dizia Benjamin), que o diálogo entre gerações traz de lambuja. Olha!

_________

O projeto “4 Femininos no Brasil” abre passagem para o diálogo em torno do feminino, trazendo 4 artistas de diferentes lugares do Brasil para falar de suas lutas, trajetórias e o empoderamento com o corpo através da dança e do teatro, questionando padrões corporais e culturais pré-estabelecidos como únicos e certos. As bailarinas se apresentam no Teatro da Terça (27) e no Quinta que Dança (29), ambos no Theatro São João, iniciando às 19h.

O Teatro da Terça (27), recebe Rafaela Lima (CE) com “Fruta Cor“, uma dança-manifesto que questiona a objetificação do corpo feminino, apresenta-o como fruto do pecado, comestível, possível de ser invadido por olhos misóginos; e Maria Eugênia Almeida (SP-PE) com o espetáculo, “Planta do pé”, fazendo um questionamento sobre o posicionamento periférico que as danças tradicionais têm hoje no Brasil. Ressaltando as danças nordestinas e a relação das pessoas que dançam com essa arte. O trabalho apresenta “pluralidade gestual, recursos de agilidade e peso, tudo ressignificado em novos movimentos no meu corpo”, afirma Maria Eugênia.

 

Teatro da Terça - Card 4 Femininos do Brasiledit

Já o Quinta que Dança (29), apresenta Wilemara Barros (CE), que começou a dançar em uma época regida pelo modelo europeu como estética a ser seguida. Desacreditada por seu primeiro professor quando criança, seguiu transformando-se ao longo de quatro décadas em uma mestra da técnica clássica e no cenário da dança. Em “MULATA”, a bailarina apresenta a delicadeza das percepções menos visíveis; e Jussara Belchior (SC), em “Peso Bruto”, discute o estranhamento e preconceito que vive por ser uma bailarina gorda. Os espetáculos trazem narrativas femininas tão necessárias à reflexão. 

 

Quinta que Dança - Card 4 Femininos do Brasiledit

SERVIÇO

“Quinta que Dança”

Quando – 29 de Março

Onde – Theatro São João

Hora – 19h

Classificação – 12 anos 1° sessão e 18 anos 2° sessão

Acesso – Gratuito

“Teatro da Terça”

Quando – 27 de Março

Onde – Theatro São João

Hora – 19h

Classificação – 12 anos


  • 0

SELECIONADOS – ITINERÁRIOS FORMATIVOS (Audiovisual)

[RESULTADO]

A Escola de Artes do Instituto ECOA Sobral divulga nesta quinta-feira (22), a lista dos 40 selecionados na segunda fase do Itinerário Formativo em Audiovisual. Com 120 horas/aula, o percurso trabalhará as possibilidades de pensar o audiovisual em estreita relação com a cidade, seus fluxos, imagens, sons, personagens, narrativas e corporeidades.

Confira a lista: 

  1. Francisco Valberdan Pinheiro Montenegro
  2. Francisco Davi de Sá Aguiar
  3. Emerson de Melo Freitas
  4. Rayany Ponte Freire
  5. Fabiano Da Silva Rodrigues
  6. Francisco Demison Vieira de Sousa
  7. Ivanésio Filho
  8. José Carlos do Nascimento Filho
  9. José Eloi Neves Gameleira
  10. José Jandiney de Oliveira Santos
  11. Júnior Martins Machado
  12. Juliardy Rodrigues de Sousa
  13. Larissa Kelly Araujo Lopes
  14. Marcelo Viana Aragão
  15. João Pedro do Nascimento Souza
  16. Jocilene Ramos Bastos
  17. Vanágila Kedna Xavier Rodrigues
  18. Samuel Sousa de Alcântara
  19. Estanislau Lucas Lima de Sousa
  20. Tânia Azevedo Aguiar
  21. Wilson Luís Farias Pinto
  22. Paulo Cezar Farias Gonçalves
  23. Luis Alessandro Morais Dos Santos
  24. Francisco Sillas Cavalcante
  25. Francisco Igor Gomes Martins
  26. Júnior Tavares
  27. Thamila Santos
  28. João Victor Paiva Azevedo
  29. Daniel Fernandes de Sousa
  30. Vitor Cássio de Teixeira
  31. Ivan Gabriel de Sousa Feijó
  32. Francisco Neirton Filho
  33. Francisco Vagner Custódio
  34. Nicholas Silva Coutinho
  35. Renato de Sousa Júnior
  36. Francisco Mendes Soares
  37. João Furtado Pereira de Sousa
  38. Janiel Januário Babino
  39. Rozalvo Barbosa Tomaz
  40. Francisco Igor da Luz Cavalcante

Não esqueçam! O primeiro módulo do Itinerário Formativo “A cidade como filme. Derivas Cartográficas” com facilitação da realizadora Aline Albuquerque (Fortaleza) inicia hoje (22), às 18h, na ECOA Sobral.

 

Resultado audiovisual - Card Escola de Artes - MAR Inscriçõesedit


  • 0

WORKSHOP – Companhia de Dança Deborah Colker (RJ)

[OPORTUNIDADE]
Por ocasião da passagem da Compannhia de Dança Deborah Colker (RJ) para apresentação do espetáculo “Cão Sem Plumas” em Sobral, a companhia oferecerá gratuitamente um Workshop que acontecerá no dia 23 de março (sexta-feira), às 10 horas no Theatro São João de Sobral. A atividade, GRATUITA, é voltada a dançarinos e performers, além do público interessado em geral. Para participar basta preencher a ficha de inscrição – http://bit.ly/2IFVyC5. São apenas 20 vagas. APROVEITE! 
 
workshop_deborah_colkeredit

  • 0

Comunicado aos Inscritos – Audiovisual (Itinerários Formativos)

C O M U N I C A D O  

A O S

I N S C R I T O S

Devido a ampla procura e o grande número de inscritos no Itinerário de Audiovisual, tornou-se necessário a implementação de uma segunda fase no processo de inscrição e  extensão de vagas para esta formação. A segunda fase consiste na elaboração de uma carta de intenção ou um vídeo de apresentação que exponha as seguintes informações:  nome, idade, endereço (rua e bairro), experiência na área e descreva de forma sucinta as motivações/objetivos para ingressar no Itinerário.  O tempo de duração do vídeo deve ser de até um minuto. A gravação deve ser encaminhada para o seguinte número: (88) 9.9710.1383 (whatsapp). A carta de intenção não pode ultrapassar uma lauda e deverá ser encaminhada para formacaoecoa@gmail.com, com assunto: Carta de Intenção – Audiovisual.

O material deve ser entregue até quarta-feira (21/03), no horário limite de 13h30. Os critérios de avaliação serão: criatividade na apresentação (carta e vídeo); disponibilidade para todas as atividades do Itinerário; currículo dos integrantes; capacidade de deslocamento para local de aula; ter idade igual/superior a 16 anos ou apresentar autorização dos responsáveis.

As vagas para este percurso, após essa publicação, passa a contemplar 40 pessoas. O resultado final será publicado na quarta-feira (21.03), no site do Instituto Ecoa (ecoasobral.org).

Helena Barbosa

Diretora de Formação e Criação Artística. 

 

comunicado aos inscritos - Card Escola de Artes - MAR Inscriçõesedit


  • 0

SELECIONADOS – Itinerário Formativo em LITERATURA

[LITERATURA]

Confira abaixo a lista de selecionados para o Itinerário Formativo em Literatura:

  1. Glenda Karen Oliveira Vasconcelo
  2. Larissa Kelly Araujo Lopes
  3. Gabrielle Sousa Gameleira
  4. Cleverson Felipe da Silva Ferreira
  5. António Mateus Xavier Crispim
  6. Emily Gomes Magalhães Lima
  7. José Wellington Alves Grangeiro Filho
  8. Priscila Reinaldo de Menezes
  9. Bianca Waylla Ribeiro Dionisio
  10. Gisélia Araújo Silveira
  11. Caio Barbosa de Sousa
  12. Renan Duarte Martins
  13. Ana Suelen dos Santos Ferreira
  14. Maria Flavia Damasceno
  15. Germana Maria Lopes Florêncio
  16. João Victor Paiva Azevedo
  17. Ana Nikelle Nascimento de Sousa
  18. Antônio Helton Lima Pereira
  19. Juvenal Ferreira Arruda Filho
  20. Silvia Ellen Gomes Soeiro
  1. Francisco Igor Gomes Martins
  2. Ana Rhillary Lopes
  3. Dara Araújo Ferreira da Ponte
  4. emanuela paiva camerino
  5. Robert Pessoa Costa
  6. Fernanda Paulo de Albuquerque
  7. Alice Silva da Costa
  8. Carlos Augusto Pereira dos Santos
  9. Gabriela Medeiros de Paula
  10. Juliana Matos do Nascimento
  11. Milena Maria de Sousa Albuquerque
  12. Francisca Geane Souza Oliveira
  13. Gervania sampaio cavalcante
  14. Manuel Vitor Carvalho de Souza
  15. Janilson Alves Silva
  16. Túlio Arruda da Ponte Lopes
  17. Maria Karen Mendes Alves
  18. San Lenon e Silva Feijão
  19. Lilian Regina de Souza Julião
  20. Gracielle Laís de Jesus de Brito
  21. Manuele Vasconcelos de Moura
  22. Ianka Aragão

 

RESULTADO - Card Escola de Artes - MAR Inscriçõesedit


  • 0

SELECIONADOS – Itinerário Formativo em DANÇA

[DANÇA]

Confira abaixo a lista de selecionados para o Itinerário Formativo em Dança (Percurso de Criação):

1. Renata Teófilo de Sousa

2. Mayara Maria Cavalcante Leal

3. Giovana Freitas Oliveira

4. Kalil Janvion Bezerra Silva

5. Dayane Rodrigues Marques

6. Bruno Rodrigues Mesquita Silva

7. Maria Alice da Silva Ferreira

9. José Edson Sombra do Nascimento

10. Aline Aguiar Eufrásio Azevedo

11. Ana Lígia Lima Cavalcante

12. Tânia Mara Lopes Silva

13. Edilene França

14. Davi de Sousa Sales

15. Antonio Brenno Rodrigues Morais

16. Caroline Ponte Aragão

17. Bárbara Beatriz Prado Maia

18. Jarelly Jean de Vasconcelos Oliveira

19. Francisco Jhonatan Ripardo do Nascimento

20. Roger Ribeiro Santos

21. Aline Keciane de Maria

22. Janderson de Oliveira Silva

23. Francisco Valdir da Rocha Sousa Filho

24. Francisco Patrik Ripardo do Nascimento

25. Ana Vitoria de Mesquita Rodrigues

26. Valdemir Furtuna Alves

27. Felipe Nascimento de Castro Siqueira

28. Gilmario Silva Sousa

29. Maria Deusolinda de Araújo Miranda

30. Expedita Valéria Ferreira da Costa

31. Thamires da Silva Vasconcelos

32. Ana Kecia de Maria Galvão

33. Dandara Aisha

34. Carlos Romário Silva Sousa

35. Francisco Joel Costa Gomes

 

Resultado Dança - Card Escola de Artes - MAR Inscriçõesedit


  • 0

CONVOCAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

[CONVOCAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS]

O Instituto Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes – ECOA Sobral, divulga o resultado da primeira etapa da convocação de estagiários, publicada no dia 12 do corrente mês.
Aprovados na 1º Etapa
Roney Trajano Lima
Sarah Braga de Araújo
Thais Menezes Pereira
Thamillys Silva de Almeida

A Segunda Etapa acontece por meio de entrevista. O Instituto ECOA entrará em contato via E-mail ou telefone para convocação dos classificados na 1ª Etapa.


  • 0

CONVOCAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

[CONVOCAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS]

O Instituto Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes – Instituto ECOA, inscrito no CNPJ: 14.700.159/0001-23, no uso de suas atribuições, resolve abrir processo de contratação de estagiários para estudantes regularmente matriculados em cursos de nível superior nas instituições de ensino conveniadas com a CENTRAGIUM, mediante as condições estabelecidas neste Instrumento.

Confira a Convocatória: http://bit.ly/2p5tkZs

Para maiores informações:

Telefone: (88) 3611.33.24 

E-mail: comunicaecoa@gmail.com. 

 


  • 0

Aberto Edital de Ocupação do Theatro São João de Sobral

[OPORTUNIDADE]
Aberto Edital de Ocupação do Theatro São João de Sobral 2018.1.
 
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral (Secjel) e Instituto ECOA Sobral, torna público hoje, 8 de março a abertura de inscrições para o Edital de Ocupação do Teatro São João, no período de 01 de abril a 30 de junho de 2018, para espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e circo), música e espetáculos infantis.
 
Este ano as inscrições serão realizadas por meio de preenchimento de ficha online disponível na Plataforma de Mapas Culturais – Sobral Cultura, através do site http://cultura.sobral.ce.gov.br. até as 17 horas do dia 22 de março. O resultado com os nomes dos contemplados será divulgado no dia 26 de março após análise técnica dos projetos propostos.
 
Acesse o edital através do link: https://goo.gl/pvR7KJ
 
edital_theatro_2018
 
 

Rádio ECOA Sobral LOGO RÁDIO ECOA

Ultimas Imagens

Calendário de Notícias

março 2018
D S T Q Q S S
« fev.   abr. »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Busca