Monthly Archives: outubro 2018

  • 0

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota de EsclarecimentoEDIT

O ECOA Sobral é uma instituição comprometida com a valorização da diversidade e da livre manifestação das expressões culturais dos cidadãos e cidadãs e não compactua com o entendimento de que a violência é uma via para solucionar conflitos.

Circula desde sábado, dia 27 de outubro de 2018, um vídeo com imagens inaceitáveis de truculência por parte de guardas municipais contra um grupo de jovens. O conflito teve início na sede da Ecoa Sobral e se desencadeou de uma forma desnecessária e violenta. O Prefeito Ivo Gomes já se pronunciou publicamente sobre o acontecido e tomou as providências cabíveis. Assim como, a Guarda Civil Municipal de Sobral também já publicou nota de esclarecimento sobre o assunto. Da mesma forma, o Instituto Ecoa apurou o caso, reunindo todos os profissionais tomando as devidas providências, como também se retratou com os jovens vítimas da violência, construindo através do diálogo um entendimento sobre o ocorrido. Gostaríamos de deixar claro que não houve nenhum ato de violência por parte dos jovens direcionado aos profissionais da ECOA Sobral.

O Instituto ECOA Sobral repudia a violência, a discriminação e o autoritarismo. A Política Cultural desenvolvida através da ECOA Sobral tem o compromisso com a construção e o fortalecimento da cidadania – direito à cidade – e com a desconstrução dos esteriótipos que criam visões distorcidas sobre determinados segmentos populacionais/bairros, segregando a cidade e gerando mais violências. A grande maioria dos conflitos podem ser resolvidos através do diálogo e da responsabilização dos envolvidos. A convivência pacífica desejada por todos nós sobralenses somente será possível através do respeito.

A ECOA Sobral é de todos e todas!


  • 0

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Outubro 2018

Capa Twitter - ECOA SOBRAL outubro 2

[PROGRAMAÇÃO OUTUBRO]

Em outubro a programação cultural #OcupaSobral reúne dança, teatro, música, patrimônio histórico e memórias da cidade, em uma série de eventos artístico-culturais inteiramente gratuitos que prometem animar ainda mais este mês. O Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) abriu a programação com atividades pensadas especialmente para crianças de todas as idades, um show de arte, diversão e muito humor.

De 23 a 26, o projeto Laboratórios do Corpo oferece um conjunto de ações que estimulam estratégias de valorização da dança em Sobral e na região Norte do Estado, com a proposta de promover e integrar diferentes públicos em torno da pluralidade do segmento, através de mesa de diálogos, oficinas, cine-Debate e mostras artísticas em diversos espaços da cidade.

Dando continuidade à programação cultural, de 26 de outubro a 1 de novembro, a “Semana do Patrimônio” celebra o tombamento do Sítio Histórico de Sobral, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1999. Com o tema “Sobral: Minha Cidade, Minha História”, o intuito é fortalecer os laços afetivos entre os cidadãos e o patrimônio cultural material e imaterial, que contará com um show de abertura em tributo ao aniversário do cantor e compositor sobralense Belchior.

A Semana do Patrimônio traz ainda a oficina de Fartes, doce típico da culinária sobralense e patrimônio imaterial do município, visitas guiadas à Casa do Capitão Mor, Pedra da Andorinha e Sítio Arqueológico da Taperuaba, palestras durante a “I Jornada do Patrimônio”, além da edição especial do Bike Sobral que percorrerá o Centro Histórico.

E não pára por aí! Neste mês das crianças, as coordenações da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer – SECJEL e o Instituto ECOA Sobral realizam também atividades especiais para os pequenos, como o programa Arte na Praça, com atividades infantis em diversas praças da cidade, o projeto Cinema na Casa, com a exibição de filmes na Sala Cine Falb Rangel (Casa da Cultura) sempre às quartas-feiras, além de diversas atividades artísticas, culturais e formativas nas Estações Juventude.

Toda a programação é inteiramente GRATUITA!

Confira – http://bit.ly/programacaooutubro.

*Programação sujeita a alterações

+ INFORMAÇÕES:

Site: ecoasobral.org

Email: comunicaecoa@gmail.com

Telefone: (88) 3611-3324

Card outubroedit


  • 0

PROGRAMAÇÃO – Projeto Laboratórios do Corpo

Programação completaedit

 

[PARCERIA]

De 23 a 26 de Outubro o projeto Laboratórios do Corpo acontecerá em diversos espaços de Sobral (ECOAEscola Luis FelipeApae SobralEstação Juventude Recanto 2 e Estação Juventude Padre Albani) e traz uma programação balizada em três pilares de formação através da qualificação política (mesa de diálogo), técnica (oficinas e cine-debate) e estética (Mostra Itinerante, Mostra Artística e Intervenções) dos diversos públicos envolvidos direta e indiretamente com ações em dança na cidade.

Com acesso gratuito, todas as atividades buscam pensar a relação do corpo com a cidade; como os afetos, memórias e vivências construídos pelo trânsito de sujeitos dançantes por ruas, praças, espaços (in)formais de formação e circulação podem fortalecer as trocas de saberes e (in)formações, além de fortalecer uma rede de agentes culturais envolvidos com o “fazer dança” em Sobral e no Interior do Estado como um todo.

É no caminhar que se faz o (des)caminho; que se desenham novos horizontes. Pulsar criativo e orgânico que permite evidenciar a importância da dança enquanto legítima expressão à transformação, emancipação e participação social através da arte; pois nossos corpos são templos do saber; lugares de troca e aprendizado para além do espaço-tempo.

Confirme presença no evento: http://bit.ly/evento_labdocorpo

 

Programação 23outedit

 

Programação 24out.jpgedit

 

Programação 25outedit

 

Programação 26outedit


Rádio ECOA Sobral LOGO RÁDIO ECOA

Ultimas Imagens

Calendário de Notícias

outubro 2018
D S T Q Q S S
« set.   nov. »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Busca