Monthly Archives: novembro 2018

  • 0

FORMAÇÃO – Workshop

A Escola de Artes recebe dias 28 (qua) e 29 (quin) de novembro, das 18h às 21h, o workshop “A Cidade Somos Nós a Fazê-la – Fotografia documental e autoral”, com o fotodocumentarista Luiz Baltar, da Escola de Fotógrafos Populares (RJ). O acesso é gratuito e o espaço está sujeito à lotação.
 
Dividido em 2 nódulos, o objetivo do curso é provocar uma reflexão sobre a potência da fotografia nas periferias, territórios pouco explorados pelos fotógrafos como lugares de construção da memória da cidade e expressão de mundos possíveis. Os ensaios e trabalhos dos participantes serão analisadas ao final dos módulos em um clima de troca de experiências e, sobretudo, de sentimentos.
 
O workshop é uma parceria entre a Diretoria de Formação e Criação Artística da ECOA e o Verbo VER Festival (Fortaleza).
 
SERVIÇO
 
Workshop “A Cidade Somos Nós a Fazê-la – Fotografia documental e autoral, com Luiz Baltar”
 
Data: 28 e 29 de novembro (quarta e quinta)
Local: Sala Multiuso da ECOA
Horário: 18h às 21h
Classificação: Livre
Acesso: Gratuito
 
Workshop fotografiaedit

  • 0

PREMIAÇÃO – I Festival de Cinema de Meruoca – CINE MERU

O I Festival de Cinema de Meruoca – CINE MERU, premiou realizações audiovisuais desenvolvidas no Itinerário Formativo em Audiovisual, pela Escola de Artes do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA).

Na noite de domingo, 21 de outubro, aconteceu a cerimônia de entrega de prêmios do CINE MERU, no Hotel Reserva da Serra, com a presença de membros da Secretaria Municipal de Cultura de Meruoca, das Escolas Municipais que concorriam na categoria escolar, e de artistas, integrantes do projeto TV de Rua, cineastas e produtores culturais de Meruoca e Região Norte.

8138dcd4-9335-4157-badb-87ea518763cf

A noite de premiação foi a culminância de duas outras noites em que mais de vinte filmes foram exibidos. Entre os premiados na categoria regional estavam dois projetos desenvolvidos a partir do Itinerário Formativo de Audiovisual. Os prêmios foram: Melhor Montagem: Coletivo Donada, com o filme “BANQUETE”; Melhor Direção: Daniel Fernandes com o filme “Essa é minha” e Melhor Filme: “Essa é minha”. De Sobral também recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, Phillipe Bandeira e Osmar Fonteles com o filme “Mãe Lagoa”.

essa é minha...

 

Daniel Fernandes fala que, “O recebimento do prêmio de melhor direção no Festival Cine Meru, veio de forma surpreendente. Isso se deve a toda equipe que participou de um processo de vivência para contar a história, o percurso de mudança pelo qual passou Camila (personagem principal)”. Já Thamila Santos, diretora do filme “Banquete”, pontua que “O prêmio é a confirmação que com a obra na mão podemos circular e ocupar os mais diversos espaços e lugares. Somos protagonistas do nosso fazer! Estamos felizes demais e isso nos instiga a continuar ocupando, criando e lutando por espaços formativos potentes como foi o Itinerário em Audiovisual”.

IMG-20181022-WA0053

A ECOA parabeniza os premiados! “As ações de formação continuada são potentes à medida em que estimulam o fomento aos lugares de invenção, que resultam em ações de criação e aguçam habilidades e capacidades dos artistas envolvidos. As atividades da Escola de Artes se consolidam no momento em que transbordam e abraçam outros olhares, tempos e espaços”. Ressalta Helena Barbosa, diretora de criação e formação artística da ECOA Sobral.


  • 0

II SEMANA DA UMBANDA DE SOBRAL

Semana da Umbandaedit

A UMBANDA TEM FUNDAMENTO, É PRECISO RESPEITAR!
A Umbanda nasceu no Brasil em 15 de novembro de 1908, dentro de uma Casa Espírita. Através do médium Zélio Fernandino de Morais, em Niterói, Rio de Janeiro, o Espírito das Sete Encruzilhadas, anuncia a chegada de um novo tempo. E nasce a Umbanda, cultuando de maneira própria pretos e índios.

Em pouco tempo espalha-se pelo Brasil e chega a Sobral, onde exerce grande influência na formação cultural do nosso povo em um processo sincrético que se desenvolve em meio à hegemonia do catolicismo. Herdamos traços do catolicismo, do espiritismo e do candomblé, mas foi gerada em nós “um rosto próprio”, uma identidade. Não se sabe exatamente quantos Terreiros de Umbanda existem em nossa cidade, mas, sabe-se que o número de Casas de Umbanda é bem maior do que se possa imaginar.
E nesse mês apresentamos a II SEMANA DA UMBANDA DE SOBRAL. Num tempo de intolerância crescente, queremos tornar a Umbanda, religião essencialmente brasileira, conhecida em seus fundamentos, respeitada em sua prática e reconhecida em seu valor religioso e cultural. Realização Centro de Umbanda Macaia do Caboclo Pena Verde.
PROGRAMAÇÃO
● Quarta, 14 Nov
19hs – Palestra de Abertura
A Umbanda em Sobral: gotas de história e resistência.
Local: Auditório Memorial do Ensino Superior de Sobral.

● Quinta, 15 Nov
8hs – Histórias de fé e resistencia
Local: Memorial do Ensino Superior de Sobral

19hs – Roda de Conversa
“Religião, afetividade e transformaçâo social.
Local: Praça Quirino Rodrigues (FB)

● Sexta, 16 Nov
19hs – III Batuque pela liberdade religiosa
Local: Boulevard do Arco

● Sábado, 17 Nov
19hs – UM CANTO PELA LIBERDADE
Noite cultural
Local: Largo das Dores

Inscrições gratuitas
Certificado 40hs/UVA
eventos.uvanet.br

Programação - Semana da Umbandaedit


  • 0

CONVOCATÓRIA – Verbo VER Festival

Fotógrafos, programem-se e não percam: Convocatória para Mostra Cearense, com temática “Por que fotografar?”, através do Verbo VER Festival. Tem inscrições abertas até dia 10 de novembro! Prepare suas imagens e participe!

Lembrando que os selecionados da mostra receberão um cachê de participação e os dois melhores ensaios receberão uma viagem para a bienal de Bogotá em 2019.

Convocatória Completa: https://tinyurl.com/y7ddzrfu
Ficha de inscrição: https://goo.gl/ZprUwd

(Podem participar fotógrafos cearenses e/ou residentes no estado por pelo menos dois anos).

 

Verbo VER Festival


  • 0

13ª edição do Largo Musical recebe show da banda Trupe Chá de Boldo

Trupe - Card Largo Musical - Nov

[LARGO MUSICAL]

Em novembro o Largo Musical está de volta em uma edição imperdível! Dia 11 (dom), a partir das 20h, a concha acústica da margem esquerda do Rio Acaraú recebe a banda Trupe Chá de Boldo (SP), em um show inédito com classificação livre e acesso gratuito! O evento conta ainda com a Feira Criativa, um espaço dedicado ao ecossistema da música. Bora?!

Para abrir a 13ª edição do Largo Musical a banda Alquimia do Balanço sobe ao palco às 19h, com muito swing e ginga e um repertório que reúne músicas autorais e os clássicos do pagode dos anos 90, tudo em uma apresentação quente e vibrante, como a Princesinha do Norte.

Às 20h é a vez da Trupe Chá de Boldo subir ao palco pela primeira vez em Sobral, trazendo no repertório faixas de seu mais recente álbum “Verso” (2017), que conta com versões de canções de vários artistas que fizeram parte da trajetória do grupo, além de outros álbuns e, claro, interpretações do nosso saudoso Belchior.

#SAIBAMAIS

Com 12 anos de estrada e quatro discos lançados – Bárbaro (2010), Nave Manha (2012), Presente (2015) e Verso (2017) –, a Trupe Chá de Boldo se consolidou com um trabalho singular, experimental, transitando por diversos gêneros musicais sem se fechar em nenhum deles. Após tocar nos principais palcos da capital paulista e circular por diversas cidades do país (como Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Belo Horizonte), a banda realiza sua primeira turnê no Nordeste.

Além de ser uma banda de muitos integrantes, a Trupe sempre prezou pelas trocas musicais e já tocou ou gravou com Tatá Aeroplano, Tulipa Ruiz, Paulo Miklos, Alzira E, André Abujamra, Gero Camilo, Márcia Castro e muitos outros. Em 2013 e 2014, a banda foi convidada para fazer arranjos e gravar nos discos “Tribunal do Feicebuqui” e “Vira-Lata na Via Láctea”, de Tom Zé.

#SERVIÇO

13º Largo Musical – Trupe Chá de Boldo
Data: 11 de Novembro (domingo)
Local: Anfiteatro da Margem Esquerda (Concha Acústica)
Hora: 19h
Classificação: Livre
Acesso: Gratuito

#ECOASobral #SECJELSobral #LargoMusical #OcupaSobral #TrupeChadeBoldo #Musica #ConchaAcustica #Sobral


  • 0

DIA NACIONAL DA CULTURA

Dia 5 de novembro é o Dia Nacional da Cultura, data que marca não apenas a pluralidade de manifestações que ocorrem do Aipoque ao Chuí, mas sobretudo de muita luta e resistência em defesa da identidade nacional brasileira, nossa história e berço civil.
 
Em tempos de desarticulação do Ministério da Cultura (MinC), democratizar e ampliar o acesso às políticas públicas torna-se um exercício diário, humano e amplamente coletivo, uma labuta intransferível em todas as suas nuances e urgente em todas as nossas cores. Um grito pela continuidade, pela esperança e pelo direito à memória de um povo.
 
O Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA) entende e aposta na valorização da cultura como iniciativa essencial para o empoderamento de uma nação, ressignificação de vidas e construção de novas possibilidades.
 
#SAIBAMAIS
 
Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz.
 
 
 
Dia Nacional da Cultura Brasileiraedit

  • 0

PROGRAMAÇÃO – Festival Internacional de Circo do Ceará

VEM AÍ o Festival Internacional de Circo do Ceará, dias 15 e 16 de Novembro em Sobral.

Prepara que o circo tá chegando! 

Algo vai acontecer, o mistério toma conta do ar! A plateia ansiosa a espera do novo, do engraçado e de proezas jamais vistas. O encantamento e a magia pedem passagem para afagar nossos corações em cenários de desilusões. Aqui, nosso picadeiro abre espaço para a diversidade, onde o encontro com o outro se faz necessário para que o grande espetáculo da vida aconteça… desafios, medos, gargalhadas, euforias e ironias. Momentos únicos e intransferíveis onde somos todos iguais nesse grande espetáculo plural e convidativo que o Circo nos apresenta.
 
Pela quinta vez viajaremos levando em nossa bagagem um universo fantástico conduzido por saltimbancos virtuosos, grandes artistas dos mais distintos lugares, arriscando-se em cada ato na missão de levar a magia da arte circense e semear cultura pelo Ceará. Assim será!

Programação

SOBRAL

Rádio ECOA Sobral LOGO RÁDIO ECOA

Ultimas Imagens

Calendário de Notícias

novembro 2018
D S T Q Q S S
« out.   dez. »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Busca