AGRADECIMENTO AOS CURADORES – Edital Temporada de Artes #OCUPASOBRAL

Edital CURADORESedit

EDITAL | A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura Juventude, Esporte e Lazer – SECJEL e Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, agradece os curadores da seleção de projetos inscritos no Edital Temporada de Artes #OCUPASOBRAL, lançado em 17 de Agosto de 2017.

Foram convidados 08 curadores, para avaliar os projetos nas seguintes categorias: Mostras e Festivais, Música, Dança, Espetáculos Infantis, Cinema, Literatura e Teatro, que prontamente vieram participar dessa curadoria. Esse trabalho é fundamental para a continuidade e  fluidez da arte e da cultura na Cidade. Foram avaliados 359 projetos em diversas linguagens artísticas para promover, através dos programas de Ação Cultural, a ocupação dos equipamentos e áreas públicas de Sobral nos próximos meses.

O resultado da primeira fase do edital será divulgado nesta sexta-feira (22/09). Acompanhe as redes sociais do Instituto ECOA!

// CONHEÇA

Alécio Fernandes – Curador da Praça Viva (Brincadeiras infantis, Cineclube, Espetáculos Infantis, sarau e Outras literaturas, exposição de Artes Visuais e Fotografia Itinerante), Projetos Livres, Domingo das Crianças, Rio das Artes da Criança, Educador Social,  Produtor Cultural e Redutor de Danos; Criador do Coletivo Natora, movimento social que trabalha com arte e cultura no Bairro do Pirambu, onde mora; Integrante do projeto Aqui tem sinal de vida, Biblioteca Comunitária localizada no Morro de Santiago na Barra do Ceará,  Artista/Palhaço e Artecientista da UPAC Universidade Popular de Arte e Ciência do Rio de Janeiro.

Camila Rodrigues – Formada em Comunicação Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, gestora no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura como gerente de programação. Entre seus trabalhos mais relevantes estão: o Festival Maloca Dragão do Mar, onde foi coordenadora de programação. Foi site manager na Copa do Mundo e Copa das Confederações pela empresa GL Eventos, responsável pela implantação no estádio do Castelão. Realizou a direção de dança, curadoria e coordenação de produção do festival Ponto CE. Realizou a Coordenação de Produção do Festival Choro e Jazz Jericoacoara. Trabalhou nos principais festivais do Ceará como a Feira da Música, Bienal Internacional de Dança, Festival de Teatro de Fortaleza, Mostra Petrucio Maia, entre outros. Realizou a produção da Virada Cultural Paulista de 2009 a 2011 como produtora. Foi a Produtora responsável pela programação cultural da unidade da Casa de Cultura e Cidadania de Osasco do Grupo Hmelillo. Esteve no Instituto Ninhos como produtora cultural no planejamento de projetos, eventos culturais e educacionais.

Emídio Sanderson Administrador e produtor cultural com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Desenvolveu uma pesquisa sobre a Cadeia Produtiva do Festival Nordestino de Teatro, sob a ótica da Gestão Cultural e Economia Criativa, a qual foi premiada pela Secretaria de Cultura do Ceará. Na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e na Secretaria de Cultura de Fortaleza, foi Assessor de Projetos. Atualmente, dirige o TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, o Encontro de Narrativas para a Infância e o Ceará ao Vivo. Liderou a elaboração do Plano Estadual de Cultura Infância do Ceará junto à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Ernesto Gadelha –  Diplomado em Pedagogia da Dança pelo Instituto de Danças Cênicas de Colônia e pós-graduado em Dança Contemporânea pela Folkwang Hochschule (Essen – Alemanha). Foi diretor do Colégio de Dança do Ceará, coordenador de Dança do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, quando esteve à frente da implantação do Curso Técnico em Dança e do Festival de Dança Litoral Oeste. Atuou como curador em diversos festivais e é responsável pela direção artística da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Participou de várias comissões de seleção de dança e coordenou a Escola Pública de Dança da Vila das Artes.

Jander Alcântara – Ator, encenador, estudante de Teatro pela Universidade Federal do Ceará e integrante dos grupos Cia do Batente, Feijão de Corda Produções Artísticas e Azwaka.  Assina a dramaturgia e a direção do espetáculo “Os Girassóis de Estevão”. Atuou nos espetáculos: “Irremediável”, onde foi contemplado com o prêmio Myrian Muniz de Teatro, pela Funarte. Dirigiu “As Troianas”, de Eurípedes, o show “Mar de Meu Amar”, e as leituras dramáticas de “Anjo Negro”, “Um Grito Parado no Ar” e “Quase nada”. Pesquisa sobre o imaginário criativo dentro dos processos criativos no espetáculo teatral.

Luciano Bonfim- Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA, Dr. em filosofia (estética) pela PUC-Rio. Mestre em educação pela FACED-UFC. Aluno do curso de formação de nível médio de radiodifusão sonora e/ou imagens pelo Sindiradioce (Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará) e Diocese de Sobral. Integrante da banda Permanência provisória de Teatro, compositor, poeta, dramaturgo, escritor e criador do Blog permanência Provisória.

Paulo Feitosa –  Curador do Apoio à Mostras e festivais e casa da Cultura. Produtor ,Gestor Cultural e Publicitário. Dirige a produtora Quitanda das Artes onde atua como idealizador, coordenador, diretor executivo e mobilizador de recursos para projetos culturais em diversos segmentos, em âmbito nacional e internacional, com destaque para a articulação entre Poder Público, iniciativa privada, terceiro setor, produtores culturais, artistas e públicos. Dedicou-se à gestão de políticas públicas para a cultura, como Secretário Executivo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Souza Frota – Graduado em Educação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA;  Acadêmico de Dança Licenciatura – UFC; Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; Diretor e Bailarino do Grupo Nós de Dança em Sobral; Pesquisador em Dança Contemporânea; Idealizador e Produtor da Mostra DanSer de Dança (2013-2017); Produtor da Mostra Inquieta (2013-2017); Bailarino-intérprete da Cia. Anagrama em Fortaleza.
#ECOA #SECJEL #PrefeituradeSobral

Leia também