Banner slide site

HOMENAGEM – Mês das MULHERES

[HOMENAGEM]
Em março, mês em que se comemora o dia internacional da mulher, escolhemos uma sobralense de 83 anos para representar as mulheres da cidade: Rita de Cássia da Cunha. Essa mulher, que tanto nos honra, está em processo de seleção no “Tesouros Vivos da Cultura Cearense” em 2017, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Com o objetivo de contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará, esse edital concede a titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais. Dona Rita de Cássia é considerada que para os sobralenses já é Mestra da Cultura Imaterial pela arte dos fartes, um doce português que acompanha a história da formação da cidade e que ela passa para sua sobrinha (Tomázia), dando continuidade a essa tradição da nossa cultura.
 
Esse doce, que conta um pouquinho da história do Brasil e da formação de Sobral, pode ser apreciado hoje, através da receita da Dona Rita. Ela relata que a receita foi passada por sua madrinha, Semíramis Nascimento, doceira oficial da cidade na década de 40. Passada de forma oral, a receita ainda é preparada artesanalmente e, seguindo a tradição, dona Rita ensinou a receita a sua sobrinha (Tomázia), que hoje compartilha e mantém esse conhecimento vivo na culinária e na história da cidade.
 
A massa fina recebe o surpreendente recheio de gengibre, castanha de caju e leite de coco, credenciando os fartes como um saboroso acompanhamento para o chá e o café. Antigamente os fartes eram servidos nas festas das famílias da cidade, juntos aos bulins, queijadinhas, sequilhos e bolos, os doces da época.
Fartes (Foto: Dan Seixas/2018) 
 
Os fartes ficaram adormecidos durante algum tempo, mas a Casa do Capitão Mor, um imóvel do século XVIII, hoje parte do patrimônio histórico da cidade, está de portas abertas a visitação e resgata essa iguaria, herança da culinária portuguesa, realizando a oficina dos fartes, através do projeto “Doces Lembranças”, preservando também o patrimônio imaterial que compõe a história de Sobral e do Brasil.
______________
Durante o mês de Março a Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL) e o Instituto ECOA Sobral vem com uma programação especial dedicada às mulheres. Como protagonistas, as mulheres integram a programação de ações formativas, shows, espetáculos, exposições e filmes. Em breve programação completa. 
Dona Rita de Cássia (Foto: Dan Seixas/2018)

Leia também