|

PROGRAMAÇÃO CULTURAL #OCUPASOBRAL – NOVEMBRO 2017

funpageedit

 

[PROGRAMAÇÃO CULTURAL]

Mo kí o

Novembro é um mês para celebrarmos nossa negritude e a valorização de um povo que possui importância central no desenvolvimento cultural do Brasil. 20 de novembro, dia em que morreu Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão, foi o dia escolhido para celebração simbólica dessa luta constante para a libertação do povo negro e para a preservação da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até a morte pela libertação dos escravos, que só aconteceu em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.

Maracatus, Afoxés, Tambor de Crioula, Capoeira e o Samba, o Candomblé e a Umbanda, Vatapá, Acarajé e Cocada são alguns exemplos de influências dos costumes e das tradições do povo negro nas manifestações culturais que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e do Instituto ECOA, apresenta a programação cultural da cidade com destaque especial para a celebração do “Dia da Consciência Negra”.

É com muita alegria que iniciamos em novembro a Temporada de Artes #OcupaSobral. Após uma forte mobilização em todo estado do Ceará, com mais de 300 propostas submetidas, finalmente, foi divulgado o resultado final do Edital Temporada de Artes #OcupaSobral. A partir do mês de novembro, os grupos selecionados passarão a compor a programação cultural do município de Sobral através de uma agenda permanente de difusão e circulação das criações artísticas da cidade, como também de outros municípios do estado do Ceará.

Teatro da Terça, Quinta que dança, Domingo das Crianças, Rio das Artes, Praça Viva, Largo Musical e Percursos Culturais seguem na pauta da programação da cidade, movimentando os diversos equipamentos e espaços públicos. O #BusãoCultural deste mês convida a população do Sumaré para vivenciar a programação cultural da cidade com oferta de transporte gratuito. E o Percursos Culturais faz um convite ao Residencial Nova Caiçara para conhecer um pouco melhor sua história através de uma visita guiada ao Centro Histórico e a alguns equipamentos culturais da cidade.

Um alô especial pra população do Nova Caiçara!! Que nos dias 18 e 19 de novembro receberá o Programa Praça Viva com dois dias intensos de programação cultural nas diversas linguagens artísticas  e uma forte articulação local, valorizando as manifestações culturais locais e assegurando a fruição artística para todas as idades. Uma grande novidade será o lançamento do Programa de Formação Artística Arte Urbana Sobral #NovaCaiçara em parceria com a Amplitude – Escola de Arte Urbana.

Neste mês, Sobral será ponto de pouso da XVI Feira da Música que, aos 16 anos de atividade, direciona a mostra musical para a cena mais recente do nosso território. O propósito desta edição é “ver e mostrar ao público o que ainda não nos foi apresentado e que pulsa nas garagens, clubes de bairros e pelo interior do estado”. Procurando Kalu e Colorida foram duas bandas sobralenses selecionadas para programação da Feira da Música em Fortaleza. A política de circulação do Instituto ECOA consiste em viabilizar apoio e realizar articulações institucionais para garantir a presença de criações artísticas de Sobral em outros municípios. O Dança-Douro, espetáculo do Grupo Nós de Dança, dirigido por Márcio Medeiros e Souza Frota, que foi resultado do Projeto ECOAR – Trajetos de Criação, idealizado pelo ECOA em parceria com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, já esteve em cartaz, nos dias 2 e 3 de novembro, no Teatro Dragão Mar.      

A Política Municipal de Cultural consiste na estruturação de ações e programas de fomento, formação, criação, difusão e circulação de apresentações e espetáculos artísticos através da consolidação de uma cena local contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura no Estado do Ceará. As políticas culturais também asseguram o desenvolvimento integral de um povo através da valorização de suas expressões culturais e de sua memória.

Mo juba!

Káàbo!

Luisa Cela

Presidenta do Instituto ECOA

// Confira  AQUI  a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

(As expressões  “Mo kí o”; “Mo Juba!” e “Káàbo”‘ significam “Meus Cumprimentos”;  “Eu lhe respeito!” e “Seja Bem-Vindo!” em yorubá. Iorubá ou ioruba, por vezes referida como yorubá é um idioma da família linguística nígero-congolesa. No continente americano, o iorubá é usado em ritos religiosos afro-brasileiros (onde é chamado de nagô)).

 

avatarnovembroedit

Leia também