Banda de Música Maestro José Pedro

Em atividade desde o ano de 1887, a Banda de Música Maestro José Pedro, é uma das mais antigas do nosso estado. Celeiro de renomados músicos que vem ao longo dos anos firmando-se como escola/conservatório do povo sobralense, mantendo acesa a rica tradição musical de nossa Sobral. A Banda cumpri o importante papel de difusão cultural, sempre presente nas mais distintas manifestações socioculturais realizando cerca de 150 (cento e cinquenta) apresentações por ano. Grande parte destas apresentações são para: Prefeitura, Igrejas, escolas, em festivais musicais, universidades, agrupamentos militares, institutos, instituições em geral, fábricas, ONG’s, etc. Por onde passa é sempre bem recebida!  A mensagem musical é levada nos mais variados gêneros como: Dobrados (música tradicional de Bandas), baião, valsa, maracatu, jazz, bossa-nova, choro, samba, Suíte, Hinos, maxixe, tango, etc.

 

Graças ao trabalho da gestão municipal a Banda Maestro José Pedro é hoje uma das Bandas referência na região noroeste do estado. Essa ação do poder público garante as atividades do grupo e a regularidade dos trabalhos mantendo assim, a Banda Municipal como um dos patrimônios materiais mais antigos e ativos de nossa cidade.

 

Muitos músicos e maestros passaram deixando uma enorme contribuição no cenário musical, dentre os quais podemos citar Prof. Eugênio José da Silva (1813), Maestro Galdino Gondim (1850-1879), Maestro José Pedro (1890-1930), Padre Caubi (1930-1945), Maestro Ladislau Costa (1960), Maestro José de Senna Freitas “Zequinha Freitas” (1975-1995), Maestro José Wanderley Alves da Costa (1995-2015) e Maestro Francisco Diego Melo (2015-2020) O legado destes célebres Maestros nos impulsiona a seguir com os trabalhos mantendo viva a música de Bandas em nossa Cidade. Hoje, a responsabilidade de conduzir a Banda está sob o Maestro Francisco Thiago Felix de Souza, onde tem a responsabilidade de cuidar do grupo e manter as atividades sempre prezando pela boa qualidade e mantendo-a como uma eterna escola de formação para os que aqui estão.