DIA NACIONAL DA CULTURA
Dia 5 de novembro é o Dia Nacional da Cultura, data que marca não apenas a pluralidade de manifestações que ocorrem do Aipoque ao Chuí, mas sobretudo de muita luta e resistência em defesa da identidade nacional brasileira, nossa história e berço civil.
Em tempos de desarticulação do Ministério da Cultura (MinC), democratizar e ampliar o acesso às políticas públicas torna-se um exercício diário, humano e amplamente coletivo, uma labuta intransferível em todas as suas nuances e urgente em todas as nossas cores. Um grito pela continuidade, pela esperança e pelo direito à memória de um povo.
O Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA) entende e aposta na valorização da cultura como iniciativa essencial para o empoderamento de uma nação, ressignificação de vidas e construção de novas possibilidades.
#SAIBAMAIS
Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz.