Foto Eltanin Alighiere 5 scaled
| |

INSCRIÇÕES ABERTAS – Programa de Formação em Artes Cênicas

O Vale do Acaraú receberá, na cidade de Sobral, as atividades do Programa de Formação em Artes Cênicas para artistas e técnicos da área.


Serão quatro cursos, um experimento cênico e uma residência criativa. Com o tema “Cenografia e Tecnologias de Cena”, o primeiro curso será entre os dias 2 e 6 de março, de 13h às 19h, com Sávio Araújo, convidado especial do Rio Grande do Norte. Com mais de 30 anos de experiência na área de Artes e Teatro, ele é docente da UFRN e tem Pós- Doutorado na University of British Columbia, Vancouver, Canada.


Entre os dias 9 e 13 de março, de 13h às 19h, será ministrado o curso “O jogo do Brincante no universo da cena”, com Cláudio Ivo. Cearense, ator e diretor de teatro é também instrutor de circo, palhaçaria e cultura tradicional popular. Formado pela Escola Nacional de Circo, nos anos 2000 foi selecionado para o elenco do Cirque du Soleil, Canadá. Hoje está na Opereta Popular Canto de Reis, espetáculo em homenagem ao Reisado do Cariri.


Com o tema “Tecnologias da cena”, o curso com o convidado Luís Parras, de São Paulo, será de 16 a 20 de março, de 13h às 19h. Ele é diretor de arte, cenógrafo, estudou pintura e história da arte no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek (Minas Gerais). Sua experiência passa também pela formação em Artes Plásticas na UFBA.


A regente, musicista e escritora, Izaíra Silvino, ministrará o curso “Cantos, artes cênicas e processos criativos” entre 11 e 15 de abril, de 13h às 19h. Ele esteve regente do Coral da UFC entre 1981 e 1989, fez transformações duradouras nos espetáculos do grupo. A professora aposentada da Faculdade de Educação da UFC, é especialista em Música do Século XX e Mestre em Educação por esta universidade. Ela foi precursora de trabalhos de valorização da música brasileira e nordestina e um projeto de multiplicação de corais.


No período entre os dias 2 e 6 e 8 e 10 abril, de 13h às 19h45, será realizada a Residência Criativa “Treinamento corpo, voz, mente do ator”, com a argentina Verônica Velez. Ela é atriz e professora de teatro, especializada em treinamento psicológico, físico e vocal de atores. Membro do grupo Teatro Acción, desde 1988, ela desenvolveu uma técnica específica de treinamento vocal criativo.


Fechando a formação avançada em Sobral, o Experimento Cênico “Las Ruinas Circulares, de Jorge Luis Borges” traz Eduardo Gilio, da Argentina, entre 2 a 6 e 8 a 10 abril, de 13h às 19h45. Formado em Belas Artes, ele é diretor e autor de teatro, referência do teatro argentino contemporâneo e é pesquisador e artista no campo de novas tecnologias e videoarte.

As pré-inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará: www.secult.ce.gov.br/

Leia também